Espaço Cultural de Araguaína
Foto: Secom Araguaína

Representantes dos segmentos das artes cênicas e musical de Araguaína foram convidados para acompanhar de perto a fase final das obras de ampliação e modernização do Espaço Cultural, no último dia 2. George Henrique, ator e diretor do Grupo Artpalco de teatro, destacou que a nova estrutura significa um novo momento para as manifestações culturais da cidade.

“Para nós, o novo Espaço Cultural é um sonho antigo que agora será concretizado. Estamos a poucos dias de atender plenamente a comunidade artística e oferecer espetáculos à população”, disse o diretor.

O secretário do Esporte, Cultura e Lazer de Araguaína, Edson Gallo, ressaltou que as visitas dos representantes dos segmentos culturais à obra são importantes para que o espaço atenda plenamente a necessidade dos artistas.

“Essas comissões têm o direito de visitar o local que em breve será a segunda casa deles. O Espaço Cultural foi reestruturado para contemplar o máximo de segmentos artísticos possível, queremos dar para a nossa população a cultura em todas as suas formas e expressões. Por isso nossos artistas precisam se sentir à vontade neste espaço”, pontuou o secretário.

Sobre a obra

Nos últimos meses, a Prefeitura de Araguaína avançou com a execução de guarda-corpos e corrimão, revestimento cerâmico nos pisos, instalação de forros em PVC e gesso, além da colocação de janelas e o paisagismo do jardim.

O local também já recebeu nova cobertura, dois galpões para depósito de materiais, um anexo com sala de aula, cozinha e espaço administrativo, vedação e reboco, gradil, terraplenagem no pátio externo e uma nova rede de drenagem pluvial, assim como a substituição das redes elétrica, hidráulica e de esgoto, a instalação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), pintura e a pavimentação externa.

Também está sendo criado um espaço verde com uma praça e a abertura da rua lateral ligando as avenidas Tocantins e Santos Dumont. Há também a ampliação do palco, melhorias na iluminação e acústica, criação de um estacionamento interno e reconstrução dos banheiros de acordo com as normas de acessibilidade, além da aplicação do carpete acústico, tanto no piso quanto nas paredes do auditório.

Acessibilidade

Segundo o engenheiro responsável pela reconstrução, Maurício Viana, toda a obra foi projetada visando a acessibilidade.

“O projeto foi adaptado para as pessoas com deficiência de forma que todos consigam ter acesso à cultura. Para isso foram instaladas áreas para cadeirantes e rampas de acesso em pontos estratégicos do espaço, incluindo as calçadas externas e internas até a entrada do prédio. Uma nova rampa externa foi construída para dar acesso direto ao auditório, além da instalação do piso tátil que facilita o acesso às bilheterias”, disse o engenheiro.

Contribuições importantes

George Henrique pontuou que os pedidos de modificações feitos facilitarão as apresentações dos artistas. “Pedimos a instalação de uma porta no camarim que oferece acesso direto à parte externa, permitindo que os artistas saiam com mais independência, além de um acesso do salão de apresentação à parte técnica”.

O investimento para reconstrução e ampliação do Espaço Cultural conta com uma emenda parlamentar de R$ 3.247.789,00, destinada pelo senador Irajá, por meio do Ministério do Turismo, e contrapartida do Município.