Notícias

Trânsito da Av. Marginal Neblina no cruzamento com a Av. Filadélfia terá novo fluxo

A pedido da Câmara de Vereadores, a Ageto fez a interdição do canteiro central entre as vias. Agora o fluxo deve seguir pela Av. Filadélfia para o retorno na rotatória em frente à Rua Flor de Lis

A ASTT estará com agentes no local orientando o trânsito neste primeiro momento de adaptação
Foto: Thiago Santos / Secom Araguaína

O trânsito na Avenida Marginal Neblina, no cruzamento com a Avenida Filadélfia, em Araguaína, terá um novo fluxo a partir desta quarta-feira, 24 de abril. A Ageto (Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura), responsável pela infraestrutura de trânsito da Av. Filadélfia, trecho urbano da rodovia estadual TO-222, está instalando estruturas de concreto no canteiro central da avenida mudando o fluxo dos veículos que vêm da Marginal Neblina. A agência atendeu uma solicitação da Câmara de Vereadores de Araguaína.
 
A partir de agora, quem segue pela Marginal em direção à Via Lago deverá virar à direita na Av. Filadélfia e fazer o retorno na rotatória que fica em frente à Rua Flor de Lis. A ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) de Araguaína está dando suporte para a Ageto fazendo a orientação do trânsito na região.
 
Segundo o coordenador da Residência Rodoviária da Ageto em Araguaína, Maurício Pedro Oliveira, o departamento de Engenharia de Tráfego e Segurança Viária da agência fez um estudo técnico na região chegou à conclusão que, para a segurança dos usuários da via, a decisão mais prudente é desviar o trânsito para a rotatória.
 
“O retorno do canteiro central tem apenas um metro de largura, não permitindo uma parada segura dos veículos para fazer a conversão da Marginal Neblina para a Av. Filadélfia. E ainda há duas rotatórias na Av. Filadélfia que podem direcionar o trânsito adequadamente”, informou o coordenador.
 
Região movimentada
 
O cruzamento entre as duas avenidas, que possuem um grande fluxo de veículos, chega a gerar congestionamentos em horários de pico, principalmente depois das 18 horas. O vereador e vice-presidente da Câmara, Geraldo Silva, autor do requerimento à Ageto, diz que a medida visa a segurança dos condutores.
 
“Recebemos diversas manifestações de preocupações legítimas de moradores e motoristas que usam as vias com frequência, principalmente por causa dos acidentes, que têm sido frequentes no cruzamento. Considerando que a Av. Filadélfia é uma via em que os veículos trafegam em uma velocidade maior, fizemos a solicitação e esperamos bons resultados”, explica o vereador.
 
A ASTT vai dar o suporte necessário para que essa mudança gere o menor impacto possível na rotina dos motoristas. Estaremos com equipes no local orientando o trânsito neste primeiro momento de adaptação e continuaremos monitorando o fluxo nos próximos dias”, pontua o superintendente da ASTT, Eduardo Barbosa.